domingo, 17 de fevereiro de 2013

1.1 Metas de aprendizagem


Domínio: Sustentabilidade na Terra

Subdomínio: Ecossistemas

Meta Final: O aluno interpreta interações seres vivos-ambiente, o fluxo de energia e ciclo de matéria que ocorrem ininterruptamente, como fenómenos e processos que contribuem para o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Metas intermédias até ao 8.º Ano
§  O aluno apresenta o significado do conceito de ecossistema, comunidade, população e espécie e organiza-os de modo a evidenciar que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado (ecossistema/comunidade/população/espécie/ organismo/célula).
§  O aluno identifica e interpreta a influência de factores abióticos (por exemplo: luz, temperatura, pluviosidade) e bióticos (relações entre os seres vivos) nas comunidades que integrem ecossistemas em equilíbrio dinâmico.
§  O aluno interpreta situações diversas (por exemplo: resultados experimentais, actividades laboratoriais planificadas e executadas, gráficos) que demonstrem a influência dos factores abióticos (físicos e químicos) do meio sobre os indivíduos (efeitos de ordem fisiológica e/ou comportamental) e/ou sobre as populações (efeitos de ordem demográfica – taxa de natalidade, mortalidade, emigração e imigração).
§  O aluno revela pensamento científico (prevendo, planificando experimentalmente, executando, …) relativamente à influência dos factores abióticos sobre os seres vivos.
§  O aluno identifica e interpreta relações intra-específicas e inter-específicas e os benefícios/prejuízos/indiferença para os seres vivos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário