Domínio: Sustentabilidade na Terra
Subdomínio: Ecossistemas
Meta
Final: O aluno interpreta interações seres vivos-ambiente, o fluxo de energia e
ciclo de matéria que ocorrem ininterruptamente, como fenómenos e processos que
contribuem para o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Metas
intermédias até ao 8.º Ano
§ O aluno apresenta o
significado do conceito de ecossistema, comunidade, população e espécie e organiza-os
de modo a evidenciar que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado
(ecossistema/comunidade/população/espécie/ organismo/célula).
§ O aluno identifica e
interpreta a influência de factores abióticos (por exemplo: luz, temperatura,
pluviosidade) e bióticos (relações entre os seres vivos) nas comunidades que
integrem ecossistemas em equilíbrio dinâmico.
§ O aluno interpreta situações
diversas (por exemplo: resultados experimentais, actividades laboratoriais
planificadas e executadas, gráficos) que demonstrem a influência dos factores
abióticos (físicos e químicos) do meio sobre os indivíduos (efeitos de ordem
fisiológica e/ou comportamental) e/ou sobre as populações (efeitos de ordem
demográfica – taxa de natalidade, mortalidade, emigração e imigração).
§ O aluno revela pensamento
científico (prevendo, planificando experimentalmente, executando, …)
relativamente à influência dos factores abióticos sobre os seres vivos.
§ O aluno identifica e
interpreta relações intra-específicas e inter-específicas e os
benefícios/prejuízos/indiferença para os seres vivos envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário