domingo, 17 de fevereiro de 2013

1.5 Fichas de avaliação + Correção

Ciências Naturais – 8º Ano 
 Ano letivo de 2012/2013 
 Ficha de Avaliação – Seres vivos e ambiente


 Nome:................................................................Turma:.......... N.º:....... 

Classificação:_______________________Enc.de Educação:____________


Lê com atenção as questões que te são colocadas antes de responderes.

1.Lê com atenção o texto que se segue.

«[…] Os ecossistemas têm condições particulares em que intervêm vários fatores abióticos. As espécies desenvolvem-se em condições muito diversas. Algumas precisam de luz solar intensa, outras desenvolvem-se melhor na sombra. Umas vivem melhor em locais com água abundante, outras preferem lugares mais secos.
Nenhum dos fatores do meio abiótico exerce a sua ação isoladamente; eles atuam em conjunto, influenciando-se mutuamente.»                    A. Dias, J. Félix, Planeta Vivo, 2007 (Adaptado)


1.1. Diz o que entendes por fatores abióticos e refere os que estudaste nas aulas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

     2. Observa com atenção o gráfico que diz respeito à atividade de duas espécies diferentes, A e B, em função da temperatura.



2.1. Indica entre que limites de temperatura se encontra ativa a espécie B.

_________________________________________________________________


A
 
  2.2. Refere o que acontecerá à espécie B se ficar sujeita a uma temperatura de 0ºC durante alguns dias. Justifica.

______________________________________________________________________________________________________________________


 2.3. Indica o valor de temperatura ótima para os seres da espécie A e B respectivamente.
_________________________________________________________________

2.4. Indica a temperatura máxima de existência para a espécie A.  _________________________________________________________________

2.5. Indica qual das espécies (A, ou, B) é euritérmica e estenotérmica. __________________________________________________________________________________________________________________________________


3. O feneco é uma raposa que vive no deserto - clima quente.
    O urso polar vive em regiões frias perto dos pólos.

3.1- Refere, explicando, duas diferenças entre as características dos animais de clima quente e os animais de clima frio.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Nas regiões onde as diferenças climáticas entre o Verão e o Inverno são nítidas, as populações de animais e plantas apresentam algumas estratégias de resistência às variações climáticas. Observa a figura 1 que representa algumas dessas estratégias.




4.1. Refere a que estações do ano correspondem as partes A e a parte B da figura. Justifica com os argumentos visíveis na figura.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.2. O que se pretende representar com os círculos na situação A e B é:
a) fototropismo
b) fotoperíodo no Inverno (A) e Verão (B)
c) fotoperíodo no verão (A) e inverno (B)
d) as fases da lua
    (assinala a opção correta com um X)

4.3.Estabelece a correspondência correta entre cada um dos números da figura 1 e uma das letras da chave.
Chave:
A-    Redução da planta a sementes ou órgãos subterrâneos ____
B-    Migração ____
C-    Hibernação ____




5. Os ouriços cacheiros fazem tocas subterrâneas, durante os meses de Inverno e entram em hibernação desde outubro a abril. 

5.1. Diz o que entendes por hibernação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.2. Como conseguem sobreviver os ouriços durante todo o inverno sem saírem para se alimentarem?
________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Realizou-se uma experiência com plantas da mesma espécie, da mesma idade e em igual estado de desenvolvimento, que foram plantadas em vasos, contendo a mesma qualidade e quantidade de terra, e regadas com 10 ml de água. As montagens estão representadas na figura seguinte.


 Passados dez dias, observaram-se os resultados e fez-se o seu registo no quadro seguinte.


            
6.1. Refere o fator abiótico que se fez variar nesta experiência.
______________________________________________________________

6.2. Explica os resultados da montagem A.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.3. A planta da montagem B cresceu mais em relação à planta da montagem C e apresentava uma inclinação em direção à luz.
6.3.1. Explica a razão dessa inclinação e o nome atribuído a esse fenómeno.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Os ciclos reprodutivos dos seres vivos são, muitas vezes, afetados pelo fotoperíodo. A época (mês) natural de desova da truta pode ser alterada mudando a quantidade de luz fornecida por dia através da luz artificial
O gráfico apresentado representa a influência do fotoperíodo na altura da desova da truta.







7.1. Refere o mês em que ocorre a desova natural da  truta. _________________________________________________________________

7.2. Indica em que mês a truta passa a desovar quando sujeita a luz artificial. _________________________________________________________________

7.3. Indica a duração do fotoperíodo necessário à desova. _________________________________________________________________

7.4. Sabendo que em julho o fotoperíodo normal tem uma duração aproximada de 14 horas, explica como se conseguiu que a truta desovasse nesse mês.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8. A humidade é outro fator abiótico que influencia as características dos seres vivos. Os cactos, por exemplo, apresentam uma morfologia muito particular, que lhes é conferida pela sua adaptação à vida nos ecossistemas desérticos.



8.1 Refere e explica duas características do cato que lhe permite viver em ambientes secos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Observa, com atenção, o quadro comparativo das perdas de água de duas espécies de animais: a espécie A e a espécie B. 



9.1. Refere, justificando, qual das espécies A ou B está melhor adaptada ao deserto (clima seco).

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



10. Estabelece a correspondência correta entre os termos da coluna I, II e III.



_________________________________________________________________________________

11. Faz a correspondência entre as frases da coluna II e o respetivo fator abiótico da coluna I responsável.


11.1. Relativamente à composição do solo, completa o seguinte texto:
    
 “ O solo é composto por: matéria mineral, ____________, __________, ____________ e 5% de seres vivos.
  

12. A mesma quantidade de água é lançada sobre três amostras de solos diferentes que estavam perfeitamente secas (Figura 3). Com base na análise do esquema responde às seguintes questões, assinalando para cada uma a opção correta.





12.1.Com a montagem esquematizada pretende-se verificar:
a)      A quantidade de ar no solo.
b)      A capacidade do solo de retenção de água.
c)      A salinidade do solo.
d)     A concentração no solo de dióxido de carbono.

12.2.As amostras A, B e C correspondem respetivamente ao: 
a)      Solo argiloso, arenoso e franco
b)      Solo franco, argiloso e arenoso
c)      Solo arenoso, argiloso e franco
d)     Solo arenoso, franco e argiloso

12.2.Provavelmente uma planta xerófila apresentará melhor desenvolvimento na amostra:
a)      A
b)      B
c)      C
d)     Em todas igual

12.3.O solo que retém mais água é:
a)  A
b)  B
c)  C

12.4.A maior parte das plantas cultivadas em Portugal têm necessidades moderadas de água, incluindo-se por isso no grupo de organismos:
a)      hidrófilos
b)      xerófilos
c)      mesofilos


12.5.O solo mais indicado para o cultivo de arroz (planta que necessita de muita água ) é:
a)      solo A
b)      Solo B
c)      Solo C
d)     Nenhum dos três

 Bom trabalho!








Ciências Naturais – 8º Ano 
 Ano letivo de 2012/2013 
 Ficha de Avaliação – Seres vivos e ambiente


 Nome:................................................................Turma:.......... N.º:.......                        

Classificação:_______________________Enc.de Educação:____________



  1. “A Terra “ palco” onde se desenvolveu a vida que conhecemos, abriga uma enorme diversidade de seres vivos que se desenvolvem nas mais diversas condições.”

1.1 Observa atentamente a figura 1 que representa um ecossistema.




1.1.1. Diz o que entendes por ecossistema.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1.3- Dá um exemplo de um ecossistema aquático e outro terrestre.
__________________________________________________________________________________________________________________________

1.4- Refere da figura 1:
1.4.1.  o nome de uma população. ____________________________
1.4.2. dois fatores abióticos sugeridos__________________________



2- Faz corresponder as frases da coluna A com os conceitos da coluna B.

               Coluna A
       1. A raposa orelhuda forma com frequência pequenas matilhas que englobam cerca de meia dúzia de raposas
            2. Na savana africana habitam animais como: o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo, a girafa e outros
            3. A fuinha vive em bosques
            4. Conjunto de todos os ecossistemas do planeta
            5. Área ocupada por todos os seres vivos de um ecossistema
   

               Coluna B
                  a)      Biosfera                     
              b)      Biótopo
              c)      População
              d)     Habitat
              e)      Comunidade


3. O coelho, quando no seu ambiente, está sob a influência de dois tipos de factores, os bióticos e os abióticos.
Selecciona, entre os factores apresentados, os bióticos e abióticos que influenciam o coelho.

Plantas; Humidade; Luz, Parasitas; Vento; Raposa, Outros coelhos, Solo                          

Fatores bióticos:_________________
    Fatores abióticos: ________________



4.Em Ecologia existem vários níveis de organização com diferente complexidade.
4.1. Coloca por ordem crescente de complexidade os termos  (níveis) abaixo indicados.

Biosfera     Espécie    Comunidade   População   Ecossistema

____________________________________________________________________



5. “Na natureza os seres vivos estabelecem relações entre si.”
5.1. Estabelece a correspondência entre as afirmações da coluna I e os conceitos da coluna II.



6.“Castro Laboreiro é uma zona onde abundam muitos líquenes”.
6.1.Explica o que são líquenes e o nome dado a essa relação biótica.
______________________________________________________________   
______________________________________________________________
______________________________________________________________
_________________________________________________________

6.1.1.Indica o que poderás concluir acerca da qualidade ambiental da zona referida.
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


7. Observa, atentamente, a figura 2, que representa a luta entre dois veados machos.



7.1. Das opções abaixo sublinha a que completa corretamente a seguinte frase:

“O tipo de relação biótica esquematizada na figura é denominada de...” (assinala co um X a opção correta)



a) competição intra-especifica    b) competição interespecífica  
c) cooperação                          d) mutualismo



7.2. Refere três motivos que possam ser a causa da luta entre os veados machos esquematizados na figura.
________________________________________________________________________________________________________________________________


8- Observe a figura n.º 2 relativa a uma relação interespecífica desfavorável.

 “Os pulgões são insetos que se alimentam da seiva das plantas deixando-as debilitadas e desse modo prejudicadas. Os pulgões, quando tocados pelas antenas das formigas excretam um líquido açucarado que serve de alimento às formigas. Em contrapartida, os pulgões são defendidos e limpos pelas formigas.
O alimento preferido das larvas de joaninhas são os pulgões.


8.1. Identifica as espécies referidas no texto.
____________________________________

8.2. Identifique, para cada um das situações abaixo indicadas, o nome da relação biótica e caracterize essa relação através do uso de sinais (+,-,0) para cada espécie envolvida.

8.2.1. Os pulgões e as plantas (     ,     ).
_________________________________________

8.2.2. Os pulgões e as formigas (   ,   ).
_______________________________________________________

8.2.3. Os pulgões e as larvas de joaninha (   ,   ).
_______________________________________________________

8.2.4.Larvas de joaninha e plantas (   ,   ). Justifica.
 ________________________________________________________



9-  Identifica, em cada uma das frases, o nome das relações interespecíficas e intra- específicas que estudaste.


A- A cuscuta é uma planta sem clorofila, por isso fixa-se a outras plantas sugando-lhes a seiva (alimento)____________

B- Certos peixes de pequenas dimensões podem fixar-se, temporariamente, no corpo do caranguejo (sem o prejudicar) sendo transportados a longas distâncias, permitindo-lhes, assim, maiores facilidades de alimentação._____________

C- O gavião, uma das aves de rapina mais comum no nosso País, tem como alimento preferido os pardais.__________
D- As térmitas possuem no seu tubo digestivo microrganismos que digerem a celulose existente na madeira. Sem a presença destes microrganismos as térmitas não teriam capacidade de digerir totalmente o seu alimento. Esta associação é, igualmente, obrigatória e vantajosa para as bactérias._______________
E- As aranhas podem utilizar as plantas como suporte para as teias sem as afetar.________________
F- Os lobos podem matar presas de grande tamanho, quando reunidos em alcateias onde existe uma hierarquia definida_______________


10. Na predação, as presas usam técnicas que lhes permite, por vezes, escaparem aos predadores. Essas técnicas são a camuflagem e o mimetismo.

10.1. Identifica em cada uma das frases se se trata de uma situação de mimetismo ou camuflagem.


A-    A borboleta-vice-rei, de sabor doce, assemelha-se à borboleta-monarca que tem sabor amargo, sendo ambas evitadas pelos predadores._____________
B-    A borboleta castanha assemelha-se quanto à cor e forma ao tronco da árvore onde pousam.____________
C-    Algumas lagartas, quando se sentem ameaçadas, dilatam e ergem a cabeça, na qual surge um par de falsos olhos, tomando o aspecto de uma terrível víbora.________________



11. Lê atentamente o texto que se segue e observa a figura que o acompanha



“A bicha solitária (ténia) é um animal que se instala, desenvolve e reproduz no intestino delgado do ser humano, utilizando para a sua alimentação grande parte dos alimentos já digeridos.”





11.1. Classifica a relação biótica referida no texto.
___________________________________________________________


11.2. Indica, das espécies envolvidas neste tipo de relação biótica:

a) O parasita......................              b) O hospedeiro..............................

c) A(s)beneficiada(s).....................    d) A(s)prejudicada(s).......................

11.3.  Das opções abaixo sublinha a que completa corretamente a seguinte frase:

     “ A Ténia é um …”

a) endoparasita       b) comensal     c) ectoparasita               d) hospedeiro


11.5. Refere, de que modo, as larvas da ténia entram no organismo humano.
____________________________________________________________________________________________________________________________

12. As interações entre seres vivos podem representar-se através de  sinais (+, -, 0) conforme o ser vivo seja beneficiado, prejudicado ou indiferente, respectivamente.  
Completa os espaços em branco do quadro.






Bom trabalho!



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